Por Andrey Romaniuk
Recentemente rolou na lista de e-mails da FEPAM um levantamento dos locais onde existem vias de escalada no Paraná. Alguns locais ficaram a ser confirmados sobre vias, e um deles foi Prudentópolis.
Em pelo menos dois locais da região existem vias, que foram abertas em 2001 por Márcio Grochocki (Macarrão), Leziones do Livramento (Legends), e Ricardo Kirilov (Caverna). Duas vias ficam no salto São Francisco e uma no morro Cabeça de Lobo.
Para oficializar o registro, abaixo seguem as descrições das vias, por Márcio Grochocki (Macarrão), juntamente com os respectivos croquis.
Salto São Francisco
A via Urtigas foi aberta buscando acesso as paredes acima do primeiro platô. No entanto a vegetação era muito densa e esta finalidade foi deixada de lado. Taí o nome da via… muito cipó, espinhos e urtiga. A parede parece bastante fácil, mas engana muito. A base fica na primeira parede abaixo do totem do mirante perto de uma palmeira. Existe um parabolt de 10mm sem chapa um pouco abaixo de uma pequena fenda. AVISO: Leve uma chapa! A fenda é muito ruim! O resto pode ser protegido com stoppers e friends. A parada e rapel pode ser feita em qualquer uma das árvores do platô.
Clique na imagem para ver o croqui – Urtigas
A via Êta Vida da Dura termina exatamente no bloco (totem) característico que está no mirante principal do salto. Para chegar a base da via é necessário laçar o totem com uma fita e fazer o rapel. Lá embaixo no platô, a via inicia em um diedro com vegetação (bromélias e cactus) que pode ser bem portegido com friends e laçando uma árvore. Um lance de aderência leva ao platô da parada que é feita laçando blocos de pedra. Na 2 cordada, elimine o fator 2 protegendo com um friend em uma pequena fenda acima da parada. Vá para um platô que dá acesso a uma laca oca suspeita… dá pra proteger, mas não sei se aguenta uma queda… a partir daí não tem volta… Fenda cega, parede suja, mínima aderência, e blocos soltos. A segunda cordada é muito exposta e protegida por peças pequenas em locais suspeitos. Cuidado com um grande bloco solto perto do fim da via! A via não tem noticias de repetições, e em nossa próxima investida iremos acrescentar pelo menos 2 chapas. Assim, com toda certeza a viagem ficará mais democrática e segura. A parada é feita laçando o totem. Evite bater proteções fixas, respeite as paredes… elas oferecem um quebra-cabeça incrivel!
Clique na imagem para ver o croqui – Êta vida dura
Morro Cabeça de Lobo
A via Favo de Mel está localizada no morro Cabeça de Lobo, também em Prudentópolis. Para chegar a base da escalada faça um rapel do mirante do Cabeça de Lobo. É conveniente deixar uma corda fixa para a volta, mas também é possivel retornar por uma escalada bem fácil em móvel. A 1 cordada é feita num trecho de rocha bastante decomposta. A dica para encontrar a saída da via é iniciar logo a esquerda de uma calha cheia de mato. A 1 parada é feita laçando blocos de pedra. A 2 cordada contorna a torre e é a mais bonita. Pode ser bem protegida com friends. A parada é feita em móvel no cume. Cuidado! Existem vários blocos instaveis no cume! Não derrube nenhum, e muito cuidado ao subir neles. A 3 cordada é uma travessia de trepa mato, mas vale a pena proteger laçando arbustos. Cuide muito bem das arvorezinhas do cume, o rapel é feito nelas. Leve fitas para abandono. Use capacete, e cuidado com as abelhas e marimbondos que habitam as paredes. A primeira tentativa de repetição foi frustrada tamanha a quantidade destes insetos. Até hoje só foram feitas duas escaladas nesta via. No cume existe um caderno de registros.
ATUALIZAÇÃO – A 3ª enfiada descrita no croqui não existe mais. O bloco entalado desabou. Ainda é possível escalar as duas primeiras enfiadas e rapelar do cume menor, em fitas/cordeletes abandonados. O acesso a Caixa de Cume não é mais possível por esta via.
Clique na imagem para ver o croqui – Favo de mel
Boas escaladas!
Márcio Grochocki e Andrey Romaniuk na 1 repetição da via “Favo de Mel” – Morro Cabeça de Lobo
ATUALIZAÇÃO
Um ótimo setor de escaladas em Prudentópolis fica no Pico Agudo, na localidade entre Tijuco Preto/Rio da Areia. As aberturas de vias começaram em 2015, e atualmente já somam um total de 31 vias (2020). Setor de escalada esportiva em arenito Botucatu, com visual deslumbrante! Os croquis estão disponíveis no Post Escaladas no Pico Agudo (Prudentópolis – PR)
Na estrada velha da Serra da Esperança existe um Boulder em basalto com vários lances de ótima movimentação. (Localização: 25°20’22.8″S 51°09’40.5″W)
Um novo setor descoberto em 2019 está em desenvolvimento com diversos Boulders e vias de escalada sendo abertas, na localidade Torcato.
Em 2021 foram abertas por Erminio Gianatti e Andrey Romaniuk as primeiras vias no Salto Barra Grande (Saltos Gêmeos), um setor com escaladas de aventura de alto nível.
Saltos Gêmeos – Barra Grande (esq.) e Fazenda Velha (dir.)
Fala Andrey.
Estive assistindo um video no youtube de uns caras que foram pro pico Agudo. Vc’s tem conquista lá né? Quantas vias foram abertas?
Olá Pedro, temos sim.
As infos estão no próprio site:
https://tradfriends.com/2007/11/20/novas-vias-no-pico-agudo/
https://tradfriends.com/2009/03/16/ser-rastejante-mais-vias-no-pico-agudo/
Também existe a primeira cordada de uma via, aberta por nós na parede maior (face sudoeste), mas que ficou em “stand by”.
Abraços.
Beleza Andrey.
Poderia me informar melhor como chegar neste morro.
Obrigado.
Michell Michalczyszyn
Olá Michell,
Para acesar o Morro Cabeça de Lobo vc passa a pousada Salto São João, depois passa o mirante na beira da estrada, dali seguir por +/- 1100 metros e entrar a esquerda em uma estrada ao lado de uma plantação. Acho que você pode perguntar para o Claudio lá na pousada do Salto São João que ele te explica facilmente o início da trilha.
As coordenadas do morro são: 25° 4’3.43″S / 50°59’7.49″W