Escaladas no Pico Agudo (Prudentópolis – PR)

O Pico Agudo, localizado no município de Prudentópolis, situa-se entre as localidades de Tijuco Preto/Rio da Areia. O local já é frequentado há tempos por aventureiros da região, e serve de plataforma para uma antena em sua porção mais elevada.

As vias de escalada em rocha começaram a ser abertas em 2015, quando os escaladores Curitibanos Andrey Romaniuk e Paulo Haiduke se mudaram para a região (Prudentópolis e Guarapuava, respectivamente). Junto do escalador Antonio Vieira, de Guarapuava, iniciaram a busca de novas paredes, quando se depararam com as rochas do Pico Agudo.

Os trabalhos de abertura de vias e manutenção nas trilhas também contaram com participação constante do Prudentopolitano Andrey Homeniuk, entusiasta da natureza que descobriu o mundo da escalada em rocha no Pico Agudo, atividade até então inimaginável em seu quintal de casa.

O Pico Agudo possui uma faixa de arenito vermelho, com boas agarras em paredes verticais ou levemente negativas, e alguns tetos. Conta com 30 vias predominantemente esportivas, com proteções fixas (chapeletas). Algumas utilizam equipamento móvel (especificadas no Croqui). Na maioria das vias foram utilizadas chapeletas BONIER, um apoio essencial para consolidação destas linhas com materiais de qualidade.

Apesar das vias serem curtas (até 15 metros), o local proporciona um visual muito bonito, pois as paredes estão a certa altitude, na faixa de transição entre o segundo e terceiro planalto Paranaense, além de serem escaladas muito estéticas!

Antonio Vieira na via Nariguda

Distâncias aproximadas :

Curitiba – 210km
Ponta Grossa – 120km
Irati – 75km
Guarapuava – 55km

O Pico Agudo situa-se em área de propriedade particular. O acesso é permitido pelo proprietário, e não existem cobranças. Para manter o acesso livre, pratique boa conduta!

– MANTENHA AS PORTEIRAS DA MESMA MANEIRA QUE AS ENCONTROU
– NÃO GRITE / NÃO FAÇA BARULHO
– SEJA CORTÊS COM OUTRAS PESSOAS
NÃO FAÇA FOGUEIRAS
– RESPEITE OS ANIMAIS
– TRAGA TODO SEU LIXO DE VOLTA (E O QUE ENCONTRAR)
– FAÇA SUAS NECESSIDADES EM LOCAIS AFASTADOS, ENTERRANDO OS DEJETOS.

ACESSO
Localização GPS – Pico Agudo: 25°19’53.4″S 51°06’06.2″W

A partir de Prudentópolis / Ponta Grossa / Curitiba via BR-373
– Passar a cidade de Prudentópolis pela BR-373 em direção a Guarapuava, até o Trevo Relógio. (Aprox. 16 km). Após passar o trevo, fazer a volta no Posto Relógio (ou antes) e retornar sentido Prudentópolis (entrada a direita). Logo na curva do trevo, entrar a direita (25°17’36.2″S 51°07’47.6″W). SEGUIR ACESSO COMUM

A partir de Guarapuava
– Vindo de Guarapuava pela BR-373, ao chegar no Trevo Relógio pegar a entrada para Prudentópolis (entrada a direita). Logo na curva do trevo, entrar a direita (25°17’36.2″S 51°07’47.6″W). SEGUIR ACESSO COMUM

A partir de Irati / Curitiba via BR-277
– Após passar o trevo de entrada para Prudentópolis (PR-160), seguir por mais 18km pela BR-277 até o Trevo Relógio, sentido Guarapuava. Após passar o trevo, acessando a BR-373, fazer a volta no Posto Relógio (ou antes) e retornar sentido Prudentópolis (entrada a direita). Logo na curva do trevo, entrar a direita. (25°17’36.2″S 51°07’47.6″W). SEGUIR ACESSO COMUM

ACESSO COMUM – Seguir pela estrada principal (não pavimentada) por 2,5km até encontrar uma entrada a esquerda (início da caminhada – 25°19’01.3″S 51°07’30.5″W). Deixar o carro aqui. As condições da estrada/trilha a partir daqui variam muito dependendo da época do ano, as vezes é possível subir com carro alto 4×4 até um bom trecho. Por via das dúvidas recomendamos subir caminhando (Aproximadamente 40 minutos até as paredes). Seguir sempre a estrada/trilha principal por mais 2,8km em subida até a SEGUNDA plantação de Eucaliptos. (25°19’42.6″S 51°06’25.5″W). A partir daí seguir sempre pela trilha principal dando preferência ao lado esquerdo. Após uns 400 metros, há uma grande área desmatada/lavoura a esquerda. Então já é possível visualizar o Pico Agudo no lado direito, com sua antena no cume. Seguir pela lavoura em direção vale/colo formado entre Pico Agudo e o morro da esquerda. Início da trilha (25°19’50.3″S 51°06’09.2″W)

Pico Agudo (Prudentópolis – PR)

 

CROQUIS (Clique nas miniaturas para ampliar)
  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: