Novas vias no Pico Agudo

Por Andrey Romaniuk

      Estivemos recentemente eu e o Elcio Muliki no Pico Agudo, situado na região de Sapopema e São Jerônimo da Serra, aqui no PR. Desta vez subimos pela face nordeste, com o intuito de investir nas paredes menores, e em apenas dois dias de trabalho conseguimos abrir 4 vias.

      Ao final do texto, seguem os croquis. As primeiras vias estão em um grande bloco cilíndrico que destaca-se ao lado direito da trilha, um dos primeiros a ser visualizado. O bloco possui aproximadamente 25mts, e duas belas fendas verticais paralelas, que começam já a alguns metros de altura. Encontramos uma chapeleta já batida na parte baixa a direita do bloco, provavelmente por alguém que visualizou a linha, tentando acessar estas fendas. Aproveitamos a chapa, e completamos a escalada em móvel pela fenda, que começa em um lindo diedro. Ao final da fenda, uma transversal curta a esquerda, onde se faz a parada em móvel também utilizando uma arvorezinha, que serve também para o rapel. Durante a escalada a fenda estava bem suja com fezes de morcegos, e muitas agarras da parede quebraram. Acreditamos que quem bateu a chapa não completou a escalada, especialmente devido a falta de evidências e marcas anteriores de agarras quebradas na linha da via. Batizamos a via de “Fissura de mão beijada” (7b – a confirmar). Mais tarde, descobrimos que quem bateu esta chapa foi o Claudiney Gloor, Michella e Bruno Mazeto, do CMNP de Londrina, e realmente não haviam completado a escalada anteriormente. Porém, nada mais justo que considerarmos esta conquista compartilhada junto aos amigos Londrinenses.

      Outra via é a “Ruim de nome” (7a/b – a confirmar). Esta inicia-se em uma aresta ao lado esquerdo, protegida com 4 chapas até um platô, onde inicia a fenda da esquerda. Neste platô botamos um grampo, caso deseje rapelar dali, ou seguir na seqüência pela fenda protegendo o primeiro lance neste grampo. Esta fenda da esquerda foi escalada apenas de top rope, batizada de “Apertadinha” (7b – a confirmar). Está aguardando a primeira guiada totalmente em móvel. A parada é a mesma da “Fissura de mão beijada”, em móvel e na arvorezinha.

      A última via aberta está em outro bloco, quase chegando ao cume, ao lado esquerdo da trilha. O bloco é negro, com uma fenda vertical e ranhuras na horizontal. A via tem aprox. 15mts, inteira em móvel, batizada de “Zé Roela” (5º – a confirmar). A parada está no segundo platô. Foi batido apenas um parabolt, sem chapa, que será colocada numa próxima investida, para o rapel ou talvez para uma extensão da via pela aderência até mais em cima.

Atualização (24/05/2008):

– Uma chapeleta foi adicionada na parada compartilhada das vias “Fissura de Mão Beijada” e “Apertadinha” para ser utilizada no rapel, eliminando a utilização/degradação da arvorezinha. Agora a parada é equalizada em móvel e nesta chapeleta. 

– Algumas repetições da via “Fissura de Mão Beijada” por outros escaladores aumentam a provável graduação inicial de 7b, agora para 8a (guiada/à vista).

Clique nas imagens para ver os croquis:

Croqui Geral - Pico Agudo      Croqui - Zé Roela      Croqui - Setor Mão beijada

Agradecemos especialmente a loja TERRITÓRIO pelo apoio a estas conquistas.

Território Online

Anúncios

10 respostas para Novas vias no Pico Agudo

  1. Jana disse:

    Parabéns pelas conquistas!

  2. Paulo Augusto Farina disse:

    Grande Andrey e Élcio,

    Parabéns pelas novas conquistas, pois além da distância entre CTBA e o Norte do Paraná, vencer as dificuldades logísticas no PA, não é muito fácil…

    Aproveito a oportunidade, para cumprimentar o Irmão de Montanha Élcio, que conheci na Trilha Nordeste dia 08/09 – enquanto descíamos o PA – após um deslumbrante acampamento no cume.

    Mais uma vez, o Trad demonstra seu Amor pelo PA!

    Bons Ventos!

  3. Mauricio Schimmelpfeng disse:

    Andrey e Elcio,
    Parabens pelas conquistas e pelo entusiasmo em procurar novos picos e abrir novas vias!

    Forte abraço!

  4. JOSÉ CARLOS FARINA disse:

    PARABENS PELA NOVA CONQUISTA. É SEMPRE BOM VER NOVOS ANGULOS DE ESCALADAS. UM DIA SE DEUS QUISER EU CHEGO LÁ. UM ABRAÇO.

  5. Taylor disse:

    Então estava com o Élcio numa das repetições e acho que a de mão beijada deve dar um 7c, se bem que não consegui mandar, mas terei tempo daqui pra frente pois volto a morar em londris (londrina) e estarei investindo na região e teremos logo logo mais vias abertas por lá!

  6. Taylor disse:

    Bem galera eu e o Élcio estamos indo pra lá no Carnaval vamos ver se vai sair algumas vias novas no lugar!

  7. Taylor disse:

    É devo admitir a Fissura de Mão Beijada deve dar um 8a mesmo, voltamos lá eu e o Élcio e abrimos mais duas vias no lugar, o que estaremos expondo mais à frente.

  8. Quintino de la mancha! disse:

    O kara tem que estar com os dedos e mãos fortes para pegar uma corda neste paredão, tasca!
    Abraço
    Kin…

  9. elineia disse:

    parabens por estas aventuras e novas descobertas .Gostaria se possivel que me mandassem fotos da cidade de são jeronimo da serra .Faz muitos anos que nã vou la ! Obrigada

  10. JOSÉ CARLOS FARINA disse:

    Eai Andrey? Muitas escaladas? Estou com muita saudade do Pico Agudo. O que conta de novo? Deus abençoe vc meu amigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: