Guia de Escaladas do Pico Tucum – PR

Até poucos meses atrás o Tucum não era visto como um local para escaladas em Rocha na região de Curitiba/PR. Belas paredes de granito com mais de 300m de altura quase não foram exploradas. Como citado no capítulo “Um pouco da história do Projeto Tucum 20 anos”, somente 2 escaladas foram realizadas nesta montanha até 2018.

Mas certamente muitos escaladores olhavam para elas e sempre comentavam da possibilidade.

Não foi diferente com o Tavinho (Gustavo Castanharo) e com o Cover (Giancarlo Castanharo), mais conhecidos como os irmãos “Covers”. Desde 1994 iniciaram um namoro com aquelas paredes. Em 1997 fizeram um breve reconhecimento, retornando somente em 2008. Nesta ocasião a ideia não foi para frente, como citado no Guia. A conquista das vias deles se concretizou somente a partir de julho de 2018.

Juntamente com o amigo Ednilson Feola (Canidia) iniciaram o que denominaram de Projeto Tucum 20 anos. Em pouco mais de 1 ano foram 27 investidas abrindo vias de escalada e fazendo ajustes de acessos às vias. Foi um ano intenso, quase todo final de semana fazendo incursões ao Tucum .

Conquistaram 15 vias de escalada em rocha, totalizando 1.672m de escaladas, variando de 55 a 305m e de 4º ao 7º grau. Considerando mais 3 vias de outros conquistadores, o Tucum tem hoje 2.225m de escaladas técnicas em granito. A maior via de todas tem 366m.

Vários estilos de técnicas de escalada são encontrados nas vias, sendo a predominância por aderência, mas há vias com regletes, cristais, lacas, fendas e até chaminés. É uma excelente opção de escalada, principalmente para quem está querendo iniciar em vias mais longas e ainda não tem um nível técnico de escalada muito alto, ou mesmo para os mais experientes, tentar escalar o máximo de vias em 1 dia.

O guia conta com um capítulo específico sobre Acessos e Tempos de caminhada até os setores.

DOWNLOAD – Guia de Escaladas do Pico Tucum (PDF)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: