Sem amarras e pretensões

Por Andrey Romaniuk

“O desejo enquanto real não é
da ordem da palavra e sim do ato.”

Jacques Lacan

O que podemos aprender com o recente solo de Alex Honnold no El Capitan? As repercussões são as mais variadas, de leigos a escaladores. Dentre elas, li muitas afirmações que ele é o melhor escalador de todos os tempos. Ou ainda o melhor atleta de todos os tempos.

A escalada em solo é impactante pois se trata essencialmente de lidar com o medo. E sintetiza perfeitamente o maior medo das pessoas no mundo atual: Livrar-se das amarras e garantias, e assumir os riscos em direção ao seu sonho, sabendo que o caminho pode lhe custar caro, inclusive a vida.

Sem dúvida a escalada de Alex Honnold do El Cap em solo foi um feito de magnitude incrível, mas tenho grande convicção que o rapaz não está competindo com ninguém, tampouco almejando um prêmio de “melhor alguma coisa”. Se usarmos o parâmetro errôneo da comparação concluímos grosseiramente que Alex não foi capaz de repetir a Dawn Wall, assim como Adam Ondra não foi capaz de solar a Freerider. Mas não se trata de falta de capacidade, e sim sobre seus DESEJOS. Cada um estava buscando o SEU SONHO que o inspirava. E cada sonho apresenta uma dificuldade única para a pessoa que o deseja. Estas façanhas extraordinárias não devem tomar um rumo competitivo, mas sim inspirador. A escalada de Honnold mostrou ao mundo que quando se almeja um sonho e se investe tempo e DESEJO para alcançá-lo, é possível. E isto não torna uma pessoa melhor que ninguém. Mostra que ela teve dedicação, persistência e sabedoria para tornar real o que antes parecia impossível, acima de tudo aceitando as consequências e riscos sem desistir no meio do caminho. Pois o que parece impossível para alguns, pode não ser para o Honnold, e o que parece impossível para o Honnold, pode não ser para Ondra, Jornet, Messner, Steck, Destivelle, Bonatti, ou mesmo Einstein, Senna e também os vários Silvas, Pereiras e Gonçalves mundo afora.

Afinal, como já disse Alex Lowe: “O melhor escalador é aquele que mais se diverte.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: