Crux mental

Por Andrey Romaniuk

Ao longo de toda nossas vidas temos que encarar diversos sentimentos que nos impedem ou dificultam o alcance de sonhos e objetivos. Muitas vezes vários outros aspectos rumo a este objetivo já estão bem preparados e definidos, sejam eles planejamento, preparo físico, condição financeira, equipamento adequado, condição climática, etc. Mas ainda assim o interior de nossas mentes frequentemente se depara com as vozes da dúvida e do medo, normalmente o grande e derradeiro entrave a ser superado.

“Os guerreiros devem estar focados aqui, na batalha em si, e agora, neste momento. Se eles focam em seu desejo de sobreviver, sua atenção deixa o momento presente e eles não lutam efetivamente.” (The Warriors Way)

As vezes apenas uma única guiada pode definir o seu dia de escalada como glorioso ou extremamente frustrante. É engraçado como podemos focar a mente em diversos outros aspectos ao invés de simplesmente escalar. Algumas vezes nos distraímos devido a distância das proteções. Em outras, perdemos o foco devido a dificuldade dos movimentos. E outras vezes, também, devido às condições de temperatura, exposição, vento, tipo de agarras, seu “seg”, etc. Parte do segredo de escalar uma via com sucesso depende muito de seu estado mental. E isso é um reflexo muito claro de como você, pessoalmente, encara os próprios desafios em sua vida. Ter consciência disso e aprender a reconhecer a similaridade e repetição de suas reações e pensamentos em diversas situações é o primeiro passo para controlá-las. E consequentemente crescer como indivíduo (e escalador!).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: