Metamocolítico – Perau Vermelho

Por Taylor Thomaz

      Bem, estou morando agora em Rolândia por questões de trabalho e preciso me manter escalando pois já virou vício, não dá pra passar mais de uma semana sem escalar e para me empolgar por aqui e ao mesmo tempo empolgar a galera do norte convidei o camarada Guilherminho de Londrina para juntos abrirmos uma via esportiva no Perau Vermelho, eu já tinha algumas linhas em mente e pra lá fomos.

      Chegamos na base das paredes em torno da “Ginoflexão” (VI), uma via do Marcelo Pereira de Apucarana muito bacana (inteira em móvel), e resolvemos escalá-la para ter uma noção melhor de onde iríamos abrir nossa via, foi então que decidimos abrir numa parede quase inteira vertical de uns 30 mts com alguns lances levemente negativos que fica entre a via Dádiva Grega (V em móvel) e uma via também do Marcelo, possivelmente chamada “Capitão Black” se eu não estiver enganado. Batemos a parada e o Guilherme desceu para malhar os lances já definindo os locais das chapas mais óbvias. Em seguida já desci equipando, e por azar, após algumas chapas colocadas quebrou a vídia da broca e perdemos um buraco.

      No dia seguinte entrei novamente na via pra isolar os movimentos na parte baixa e definir seus locais das chapas, feito isso o Guilherme e eu fomos revezando para abrir os furos restantes da via na mão ao invés da furadeira que tínhamos usado até então, pois já não havia broca compatível com esta. Trabalhamos bastante, pois a via era inteira marota e precisaria chapas próximas. Fim do o segundo dia faltava ainda as duas últimas chapas. Voltamos pra casa pois trabalhava no dia seguinte (segunda), mas na terça de feriado novamente estávamos lá e colocamos as chapas restantes e lá fui eu tentar encadená-la sacando, mas a danada ainda estava suja e mesmo assim quase saiu fazendo com uma queda no final. Desci limpando tudo pro Guilherme, que logo em seguida entrou e naquele mesmo crux que caí e conseguiu com um pouco de trabalho dominar o lance mandando a primeira ascensão da via. Logo em seguida entrei e ainda com trabalho no crux superior consegui encadená-la, saímos ambos felizes ante esta empreitada que veio a consolidar nossa amizade. Outros foram para a via dias depois mas ainda não saíram novas cadenas, mesmo assim a galera já curtiu pacas a via e está na pilha de ir lá para mandar, o nome ficou Metamocolítico, um possível 8a de 30mts com proteção esportiva, esta via promete ser bem freqüentada devido sua grande diversidade de lances, possui regletes, oposição, regletes abaulados, aderência, negativo, balcão, laca, saída de boulder, bidedo, monodedo, platô, buracos. A via fica no setor Leste, entre a Dadiva Grega e a Impavido Colosso, é só ir seguindo a trilha depois do setor da lirios, passa uma cerca, chegando nas arestas gigantes já vão ver as chapas douradas (FIXE).

Agradecimentos à loja TERRITÓRIO por mais este apoio a escalada.

Clique na imagem para visualizar a linha da viaMetamocolitico 

Metamocolitico

Anúncios

7 respostas para Metamocolítico – Perau Vermelho

  1. elcio disse:

    Parece ser muito bonita a linha da via.Parabéns pela conquista!!!
    Bota pilha nessa galera aí graxa!!!

  2. Taylor disse:

    É bem bacana a via mesmo, bem diversificada. Quanto à conquista digamos que foi uma equipagem eheheheh. E a galera ficou bem pilhada mesmo!!!

  3. Taylor disse:

    Então acho q já acharam uma agarrinha escondida e provavelmente ela vai ser decotada pra 7c, vale a pena tem uns movimentos maneiros.

  4. Taylor disse:

    Então do jeito das novas agarras e realmente dá 7b, estas agarras estavam encobertas por terra e raízes, originamente com ceretza o grau da via dá 8a pois estas novas agarras facilitam demais o crux superior e mata o crux da forma como originalmente foi concebido.

  5. Reginaldo disse:

    Parabéns pela via, estive por la escalando e curtimos um monte, Tanto eu quanto Uriel e a galera toda, ambos levamos uma queda no crux, mas depois acabou saindo a cadena, achamos que poderia ser graduada como 7ªA ou 7ªB, mas o que vale é o que maioria disser.
    Só fazendo uma ressalva, as vias daquele e de tantos outros setores da Serra do Cadeado, ao menos as mais antigas foram conquistadas por mim e pelo Marcelo Pereira, penso que é interessante lembrar de todos os conquistadores que tanto se empenharam em fins de semana bem trabalhados e gratificantes. A Capitão Black por exemplo que fica ao lado da via citada, acabei por usar pitons na parada, repare que existe uma fenda em forma de x no cume das vias. Certamente voltaremos para repetir a via de vcs, abraços aos conquistadores.

  6. Taylor disse:

    Legal hein, seria muito bacana divulgar mesmo essas informações, talvez montar um guia de escaladas da região e disponibilizá-lo em pdf na internet para download, à exemplo do que foi feito pelo guia de São Luís do Purunã feito pelo França.
    Abrass

  7. Reginaldo disse:

    Ah sim, inclusive foi apresentado um guia bem bacana no ultimo encontro, porém ainda faltando muitas vias, acho que a de vcs já estão presentes, acredito que esteja a disposição na net pelo Clube de Montanha Norte Paranaense. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: