Nova via no morro do Cuscuzeiro

Por Bruno Alberto Severian

      Muitos já ouviram falar deste singelo e mágico morro na pacata cidade de Analândia, interior de SP. Com mais de quarenta vias, e potencial para muitas mais, o morro do Cuscuzeiro é diversão garantida pra quem escala.
      Há algum tempo eu e meu parça Gengiva escalávamos a via “Insaciável” quando vimos uma linha bem interessante à esquerda e que poderia ser escalada em top rope dessa mesma base. Armamos o top e descobrimos uma linha muito divertida, com boas agarras, um tanto afastadas, com movimentação interessante. Um 6º grau bem gostoso. A saída poderia aproveitar um bolt e um furo que os conquistadores da Insaciável deixaram para uma variante, que precisava de pino colado (a saída atual dessa via, é um lance bem legal de diedro, mais à esquerda) e que protegiam um lance bem atlético e bonito, aparentemente forte, mas fazível para todas as estaturas, algo em torno de um 7b boulderístico.
      Logo vimos que a linha merecia ser equipada para guiar, visto que o lance crucial, no final da via, ficaria muito mais bonito e praticável do que com corda de cima, que atrapalhava a resolução do crux.
A conquista demorou um bocado, pois não conseguimos definir exatamente onde colocar a chapeleta do lance final, mais forte, que daria o grau da via. Não conseguimos resolver para a direita, nem para a esquerda, onde até pensamos ser possível emendar a linha na base da “Cactus Now”, um 7c Analandense ao lado. Chegamos a marcar os furos, que seriam feitos “na mão” como todas as vias que conquistamos.
      Vieram algumas chuvas, algumas viagens, estive fora algum tempo, depois o Gengiva também, e quando estávamos de volta, retomamos o projeto, que há muito tempo não saía de nossa imaginação. E desta vez contávamos com uma furadeira… Escalamos a Insaciável, armamos uma corda fixa e escalamos novamente a linha com ascensor peitoral, para remarcar os locais exatos de cara furo. Como não conseguimos pagar o lance final nem pra direita, nem pra esquerda, colocamos a última chapa bem no meio dos dois possíveis lances (com uma malha rápida para abandono) e aguardamos pela tentativa de outros escaladores. Quem já entrou sugere algo em torno de um 8b/c fazível, o que me alegrou bastante, já que não temos um 8c nem no Cusco, nem no morro do Camelo, nem em Itaqueri da Serra.
      Já o nome da via ficou por conta do aproveitamento da base, de uma chapa, um bolt e de um furo da “Insaciável” e também por elas se cruzarem logo no começo, depois da saída de cada uma. Assim, batizamos a “Insociável”, sendo um excelente trocadilho entre a via já existente, ter sido um projeto meio “solitário” de nós dois, e pelo ego de alguns escaladores da região. Mas foi assim, com paciência e ponderação, que a via acabou nos conquistando, e o que fizemos foi torná-la realidade.

Clique na foto para visualizar o croqui:
Croqui-Insociavel

Agradecemos à loja Território pelo apoio na conquista, ao C.U.M.E. pela furadeira, ao Rodrigo, ao Flavinho K2, Marquinhos e Michel pelas infos e incentivo, ao André “Baiano” Perassoli pelo apoio e ao Andrey Romaniuk pela força e corre dado junto à Território Online.

Anúncios

3 Responses to Nova via no morro do Cuscuzeiro

  1. André Funari disse:

    Olá Trad Friends, muito boa essa via. Linda!

    Fiz a cadena dela, dou 8a pra ela, mas posso estar errado, pode ser um 8b…

    Parabéns ao Beto e ao Genja.

    Abraços, André Funari

  2. ToNTo disse:

    Massa, legal saber de novas vias por lá.
    Legal também começar a explorar outras paredes de Anal[andia que ainda tem muito potencial além do Cuscuzeiro.
    Buenas
    ToNTo

  3. green card disse:

    Há alguma informação sobre este assunto em outras línguas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: