Palestra do Prof. Bigarella

      No dia 19/11 (segunda-feira) haverá uma palestra do Prof. Bigarella sobre “O futuro da Biodiversidade na Serra do Mar Paranaense frente ao desmatamento e a construção de uma nova estrada no litoral”.

“Abordagem sobre a intenção do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) de incentivar a construção do trecho paranaense da BR-101.”

      Este projeto, entre outras coisas, separa fisicamente as florestas contínuas e bem preservadas do Parque Estadual do Pico Paraná, das adjacências da Serra Negra, na Área de Preservação ambiental de Guaraqueçaba. Na baía de Guaratuba atinge o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange desfigurando sambaquis, mangues, a floresta e a topografia já protegidas pela lei.

      João José Bigarella é Professor Emérito, Catedrático em Mineralogia e Geologia econômica, Doutor em Física e Química pela UFPR. Realizou extensos trabalhos de pesquisa geológica na África do Sul, Namíbia, Angola, Argélia (Saara), Argentina, Uruguai e Paraguai, a respeito das paleocorrentes e da migração dos continentes sul-americano e africano. Foi membro do Programa Internacional de Correlação Geológica da UNESCO e presidente da Associação de Defesa e Educação Ambiental – ADEA, de 1974 a 1994. Durante 25 anos participou de uma luta judicial contra o governo do Paraná para preservar os arenitos de Vila Velha. Participou do início da catalogação, na década de 1940, dos sambaquis do litoral paranaense. Desde a década de 1970 alerta para o desmatamento da Serra do Mar.

Local: Auditório ANF 100, do Edifício Dom Pedro I, Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Rua General Carneiro, 460  – 1º andar –
Centro / Curitiba-PR
Data: 19/11/2007
Horário: 19:00h

ENTRADA FRANCA

Anúncios

Uma resposta para Palestra do Prof. Bigarella

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: