Por Andrey Romaniuk
Sou um freqüentador regular do site RockClimbing.com, e em uma destas visitas me deparei com uma foto que me causou certo impacto. Trata-se de um lugar que freqüentemente instiga meus sonhos, o parque Yosemite, nos EUA. A foto específica é atual, e retrata a rota normal que leva ao Half Dome, uma montanha do tal parque. Enviei a foto a alguns amigos, e comecei a refletir para escrever um texto sobre o assunto, até que recebi a resposta do camarada Vinicius Ribeiro com uma colocação totalmente pertinente, a quem agradeço pois me ajudou em muito para com o texto a seguir.
“Há uma senhora que acredita
Que tudo o que brilha é ouro
E ela está comprando uma escadaria para o céu…
Oh… Isso me faz pensar…”
Caos urbano?
Congestionamento?
Turismo de aventura?
Formigas, subindo por um fino graveto.
Adrenalina?
Montanha para montanhistas?
Mínimo impacto?
“Monturistas”.
Chomolungma, Sagarmatha?
Serra do Mar?
Futuro presente.
E se… arrebentar?
E se…?
E se…
Podemos comprar uma escadaria para o céu?
Não sei… Mas acho que já estão vendendo.
Eu,
Prefiro construir a minha.
Respeitando quem está lá em cima.
Que isso mestre 🙂 Mas além de acharem que tudo o que brilha é ouro, ainda se esquecem de dançar conforme a música. Sei que essa foto é um absurdo, sendo bem direto. É, simplesmente, a transferência do caos urbano para o ambiente de montanha, subindo a escada para o céu. Enquanto isso, to be a rock and not roll.
Caramba, daqui a pouco vai ter elevador lá…
“There’s still time to change the road you’re on…”” I hope so…”
E como na velha canção, sempre há tempo de trocarmos a direção, isto é, o homem sempre tem a possibilidade de trilhar seus caminhos, de achar a direção correta. por que não tentar? Por que sempre buscar o caminho mais fácil e destruir o que há de belo?”The piper is calling you to join him”…
Deixemos sempre essa mensagem de que a natureza tem a sua própria expressão e que o homem está cada vez mais se distanciando dela. Por esquecer que ele, bicho-homem, pertence a ela também. Vamos seguir o curso dos rios, deixar que as águias façam seus ninhos, observar com amor as folhas que nos tocam a pele. E admirar essa paisagem natural com olhos e sentimentos puros da alma.
Remember that the “forest will echo with laughter”. She needs to…
Beijos naturistas……………………
Nossa… Eu tive a infelicidade de ver e fotografar uma cena bem parecida… assim como relatou o Bruno acima “daqui a pouco vai ter elevador lá…” É foi bem neste lugar, no “Morro do Elevador” no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Durante a travessia Petro-Terê de Maio/2008 fiquei quase uma hora esperando a fila de pessoas subirem a escadaria do morro… coisa terrível, eu até escrevi para o IBAMA, mandei uma foto do pessoal bebendo no cume do cino (que é proibido por lei) e eles falaram que revistão todas as mochilas antes de entrarem no parque (mas a minha não revistaram também…).
LAMENTÁVEL, acredito que estas vias ferratas devem ser retiradas, e quem quiser ir para montanha que se preparem para tal.