Por Andrey Romaniuk
A escalada urbana, ou Buildering, é um estilo da escalada pouco conhecido até mesmo dentro da comunidade de escaladores. Trata-se da aplicação da habilidade de escalada em qualquer estrutura construída pelo homem, que tenha seu design para outros propósitos diferentes da escalada.
Com o passar dos anos, vários escaladores ao redor do mundo começaram a usar as estruturas urbanas para treinamento, e assim passaram a enxergar a paisagem urbana de um modo totalmente diferente, abrindo novos lances em qualquer estrutura que fosse possível ser escalada, sejam muros, estátuas, monumentos, pontes, etc. Em 1994, o francês Alain Robert, também conhecido como “Homem-Aranha Francês”, tornou-se famoso por mostrar ao mundo o potencial da escalada urbana através de suas escaladas em solo nos maiores arranha-céus existentes. No Brasil, esta é uma modalidade ainda pouco conhecida e praticada, porém em algumas cidades como Curitiba – PR existem points muito antigos desta prática, sendo eles o muro do HC (Hospital de Clínicas) e a praça do Homem Nu, já freqüentados por escaladores desde os anos 90. Na Europa a escalada urbana vem crescendo a cada dia principalmente na França e também na Itália, onde até um campeonato já rolou, o Street Boulder Contest.
As Regras
Como esta é uma modalidade de esporte pouco conhecida principalmente pelo público em geral, as reações das pessoas que passam pela rua e vêem os escaladores podem ser das mais adversas, variando desde a curiosidade até o medo (pensando se tratar de ladrões ou vândalos). Devido a isso, foi criada na Europa uma espécie de regras universais da escalada urbana, que na verdade são 10 mandamentos para que a escalada seja mais prazerosa e se evitem problemas com pedestres, polícia, etc.
-
Respeitar as estruturas se forem frágeis. É necessário evitar estátuas muito brancas, onde um rastro preto de sapatilha pode não ser bem vindo.
-
Seja gentil com as pessoas, explique calmamente que nós não somos ladrões nem vândalos.
-
Não esqueça de se comunicar com os pedestres interessados em escalada urbana.
-
Se proteja com o equipamento apropriado, como crash pads e proteção do companheiro em boulders, e corda para as vias mais longas.
-
Se você decidir escalar uma construção em solo (sem corda), tenha certeza que a estrutura é confiável e que você é capaz de realizar todos os movimentos com a continuidade necessária para encadenar a via.
-
Respeite os monumentos religiosos, militares ou todos que puderem chocar o público.
-
A Polícia, seja gentil, explique sua atividade, diga a eles que você não põe em perigo a vida das pessoas, que você não é um ladrão e que não viola as propriedades privadas. Para concluir, você não faz nada contra a lei.
-
Não veja a escalada urbana como uma escalada leve! Existem movimentos característicos na escalada urbana, não é tão fácil!
-
Prefira escalar ao fim da tarde, a noite, e nos dias de semana em que o local tenha menos movimento, evitando a multidão.
-
Tenha prazer!
Considerações
É importante lembrar que não se deve escalar irresponsavelmente em alturas perigosas sem cordas ou crash pads, muito menos sem permissão em propriedades privadas. Raramente um escalador urbano escalará prédios, seja solando ou mesmo com cordas. Atualmente, a escalada urbana se desenvolve mais em alturas baixas, buscando movimentos e lances de maior dificuldade como no boulder (daí o trocadilho buildering). Assim, a escalada urbana torna-se um ótimo método de treinamento, pois além de estar ao ar livre, não é preciso pagar pela escalada como em uma academia. A filosofia por trás da escalada urbana é de explorar todas as possibilidades de escalada ao redor de nós. A cidade guarda incontáveis desafios de escalada em todos os graus de dificuldades somente esperando para serem visitados e decorados com marcas brancas de magnésio.
iradoooooooooooo