O Morro do Canal está localizado próximo de Curitiba, mais precisamente no município de Piraquara – PR, em região de beleza cênica surpreendente, tendo em seu entorno a região dos Mananciais da Serra. Esta montanha também faz parte da Serra do Marumbi, localizando-se na porção sul aos cumes mais conhecidos como Olimpo, Esfinge e Abrolhos. As escaladas em rocha no Morro do Canal sempre foram mais “obscuras”, com poucas informações e croquis, destacando-se apenas meia dúzia de vias mais clássicas. Seu acesso mais melindroso também contribuía para o pouco número de escaladores.
Se considerarmos o Anhangava como “Campo Escola” de escalada no granito Paranaense e o Marumbi como a “Pós-graduação”, podemos dizer que o Morro do Canal seria algo como o “Cursinho pré-vestibular”.
Por estar localizado na Serra do Marumbi, algumas vias do Canal possuem características que se assemelham à exigente escalada Marumbina, com poucas agarras e muitos lances técnicos (guardadas as devidas proporções de tamanho das paredes, é claro).
Para facilitar esta escassez de informações, em 2014 foi lançado pela Marumby Editora a 1ª Edição do Guia de Escalada do Morro do Canal, dos autores Andrey Romaniuk e Josman de Marchi Alves, que durante mais de 2 anos de trabalho registraram mais de 70 opções de escaladas em rocha em diferentes estilos.
Nas 82 páginas do Guia, além dos aspectos referentes à escalada, é apresentado um pouco da história das primeiras ascensões a montanha, consolidando mais um importante registro para o Montanhismo Paranaense.
O Guia pode ser adquirido nos seguintes locais:
Estacionamento Baitacão do Anhangava
Lanchonete do Morro do Canal (Lanches Canal)