Por Andrey Romaniuk
Neste sábado passado estivemos novamente no setor Estrada do Lageado, localizado em Campo do Tenente / Rio Negro – PR. Junto dos comparsas Elcio Muliki e Taylor Thomaz, tivemos o privilégio de concluir um projeto antigo do Taylor, abrindo a bela linha batizada de “Arco de Buhl”, em menção ao ousado montanhista Hermann Buhl.
A linha segue uma belíssima fenda em arco para a direita, protegida em móvel integral, de movimentação constante e dura. Todos os movimentos já foram livrados, e agora aguarda mais repetições e uma cadena para confirmação do grau, que estimamos em 8c.
“Arco de Buhl” (8c) – Aberta por Andrey Romaniuk, Elcio Muliki e Taylor Thomaz em Março/2012
Também iniciamos um projeto na parede em frente a “Arco de Buhl”, em uma fenda estreita em diagonal, porém não foi possível a conclusão por estar com o final molhado.
Depois de muito trabalho na abertura da “Arco de Buhl”, e no projeto em frente, resolvemos repetir outra via já aberta no setor por um pessoal de Joinville, que também andou por aquelas bandas. Se não me engano a via se chama “Um dos sete”, sendo de proteção mista, pois possui duas chapas na saída. Percebemos a possibilidade de proteção natural, e assim decidimos tentá-la em móvel integral, sem usar as duas chapas da saída. Esta decisão foi possível, e a linha dos vizinhos de SC mostrou-se muito bacana e de movimentação interessante, que com um pouco mais de ousadia é possível ser escalada em móvel integral, vai da opção de cada um.
O setor já conta com 5 vias abertas e alguns projetos que prometem muita diversão e vias duras. Isso sem contar as outras paredes da região!
Essa ficou muito doida, valeu a parceria!!!
caraca… esses caras são trad
Dá-lhe bros!
massa o setor!!!