Inconsciência sagrada

 

Por Andrey Romaniuk

 

      Fé… percebo que alguns tem muita, outros pouca, mas vejo que a minha está abalada. Não minha fé divina, mas minha fé nos seres humanos.

      Dias atrás, no cume do Anhangava, encontro algo errado. Não sei se chamo estes objetos de panfletos, bandeirolas, “paninhos de oração”, mas estavam jogados lá em cima, dezenas deles. Eram cerca de trinta objetos azuis, feitos de tecido TNT, contendo a esperança de pessoas com fé sobre a solução de seus problemas. Doenças, vícios, dívidas, processos judiciais. Problemas que todo ser humano alguma vez já enfrentou. Não entendo o que os fez pensar que deixando estes objetos lá em cima faria de diferença para seus pedidos serem atendidos. Sobretudo no morro Anhangava, que em língua indígena significa “morada do diabo”. A ironia é que fazendo isso, estas pessoas poderiam levar mais um processo judicial.

 

pano1.jpg

      Peço a Deus que atenda o pedido destas pessoas. Mas peço também que as conscientize de que não é preciso abandonar seus pedidos em montanhas, ou em qualquer outro ambiente natural para que sejam ouvidas. Fazendo isso seus pedidos deixam de ser preces, e tornam-se nada mais nada menos que lixo.

Anúncios

7 Responses to Inconsciência sagrada

  1. Ricardo disse:

    Mais uma incompetência religiosa!
    E o pior! Na “morada do Diabo”…

  2. Rodrigo Maia disse:

    “É pelo tamanho da torre da igreja que medimos a ignorância do povo”.

    Lamentável.

  3. Grazi disse:

    O triste disso tudo é que muitas pessoas acreditam seriamente na força destas bandeirolas e papéis levados pelo vento… ou deixados em cumes.
    As vezes acho que falhamos um pouco como montanhistas e apaixonados, talvez pudéssemos disseminar entre os pequenos essa nossa paixão, e como manifestá-la, para que quando creçam, subam às montanhas e encontrem com o Criador pela contemplação… ao invés de mandar bilhetes… rs
    Boas escaladas!

  4. Márcio disse:

    Não sei se é verdade, mas fiquei sabendo que havia encontros de fiéis lá no anhangava periodicamente, o que gerou uma discussão sobre a preservação do local, por esse motivo. Lamentável.

  5. edimar disse:

    Não sei o que é pior, encontrar lixo na Morada do Diabo ou saber através da mídia que a população que costuma frequentar o lugar, no dia 1º de Maio, simplesmente não aceita que são causadores de sérios danos a cada romaria que fazem na Serra da Baitaca, inclusive alguns destes “fiéis”, chegam a colocar fogo na trilha para a montanha. Deixei de frequentar o lugar a muito tempo por conta de assaltos, agressões a montanhistas etc…acho que a nossa serra precisa de mais amigos verdadeiros do que fiéis insandecidos.

  6. Elizabeth Silva disse:

    Acho que o homem ainda não aprendeu que a natureza é a nossa casa em essência. Não podemos mais maltratá-la com absurdos danos e até mesmo com pedidos, como se Deus fosse ali lê-los. A verdade mora dentro de cada um de nós e com isso não se torna necessário esse tipo de apelo. As pessoas tem que ter na consciência que a Mãe Natureza está gritando por socorro e essas magníficas montanhas fazem parte de um todo que deve ser respeitado.
    Acho que a expressão subir uma montanha ficou registrada na mente do ser humano como uma lei vinda de Moisés. Só que não se aplica mais, até porque, isso tudo tem um sentido figurado e não real. Pra falar com Deus temos que nos limpar, soltar as amarras e meditar sobre quem somos. A Montanha se encontra dentro de nós. As da matéria, pertencem à Natureza que fazemos parte, como um todo.

  7. Anderson (Magrão) disse:

    Pena que isso esteja acontecendo. Mas vcs pensam que são privilegiados?
    Aqui em SP, na pedreira do Dib, tem até oferenda com animais, entre outras coisas que ficam espalhadas e pra serem legais fazem tudo na base das vias…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: