Setor Cascavel / Guarapuava – PR

O Setor Cascavel está localizado no município de Guarapuava – PR, mais precisamente no distrito de Entre Rios. O local é um pequeno canyon formado pelo rio que dá nome ao setor, formando uma bela cachoeira.

As vias de escaladas começaram a ser abertas por volta de 2007, pelos escaladores Fabinho, Alan Lucatto, Antonio Vieira, Fernando e Edionaro. Ao longo dos anos, várias pessoas passaram pelo local e deixaram suas contribuições, sendo as mais recentes por Aline Palazon, Eliza Tratz, Fran Rochemback, Herman Eloy Gauer, Michell Michalcziszin, Alisson Lucatto, Lucas Luan Pontarollo, Alessandro Haiduke, Andrey Romaniuk e Paulo Haiduke.

As escaladas são em riolito, onde predominam regletes em uma rocha abrasiva e com boa textura. As paredes ficam na sombra a partir da tarde. Apesar das vias serem curtas (até 15 metros) proporcionam movimentação bonita e técnica, que exige boa pressão nos dedos. Além das vias descritas nos croquis existem diversas possibilidades de variantes, seguindo apenas pelas laterais das chapeletas ou outros caminhos possíveis. Do lado oposto do vale, existem por volta de 10 vias (não mencionadas nos croquis), variando entre 6sup/8c/projeto.

Cascav01
Yuri Fonseca na via Variante do Malandro

O Setor Cascavel situa-se em área de propriedade particular. O acesso é permitido pelo proprietário. Para manter o acesso livre, pratique boa conduta!

– MANTENHA AS PORTEIRAS DA MESMA MANEIRA QUE AS ENCONTROU
– NÃO GRITE / NÃO FAÇA BARULHO
– SEJA CORTÊS COM OUTRAS PESSOAS
– NÃO FAÇA FOGUEIRAS
– RESPEITE OS ANIMAIS
– TRAGA TODO SEU LIXO DE VOLTA (E O QUE ENCONTRAR)
– FAÇA SUAS NECESSIDADES EM LOCAIS AFASTADOS, ENTERRANDO OS DEJETOS.


– LEVE ÁGUA! NÃO HÁ FONTES DE ÁGUA POTÁVEL POR PERTO

ACESSO
Localização Setor Cascavel: 25°29’56.0″S 51°34’06.6″W

O acesso principal se dá pela rodovia PR-170. Seguir até esta entrada (25°31’59.1″S 51°33’24.7″W).

A partir daí continuar pela estrada não pavimentada por aproximadamente 3km, onde faz uma curva a direita. Seguir por mais 500m até uma curva para esquerda. Ainda na estrada principal, seguir por mais 700m e entrar na bifurcação a esquerda. Mais alguns metros de descida e a estrada cruza o rio da cachoeira, que está logo a direita. É possível deixar o carro na beira da estrada, antes ou depois do rio.

A trilha até a base das paredes leva em torno de 10min de caminhada, e começa após cruzar o rio, do lado esquerdo de onde cai a cachoeira.

Cascav02
Fran Rochemback na via Escondidinha

Equipamento:
– 7 costuras
– 1 corda de 50m
– 1 Jogo de Friends/Camalots (opcional)
– 1 Jogo de Stoppers (opcional)

CROQUIS (Clique nas miniaturas para ampliar)

Deixe um comentário